segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Rio


Romanos 8:37-39 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Qualquer que seja o rio, grande ou pequeno, largo ou estreito, volumoso ou apenas um fio d’água, sempre terá uma nascente e uma foz (lugar onde deságua).

Assim que o primeiro fio de água toma forma, seu objetivo já está definido: atingir a foz.

Durante seu percurso existem curvas sinuosas, pedras, quedas e até pequenas subidas onde é preciso se avolumar e crescer para vencer o obstáculo.

Existem, também, os obstáculos adicionais, como por exemplo, uma represa. Porém, mesmo assim, o rio vence esse obstáculo. Demora um pouco, às vezes dias (dependendo da altura da barragem), mas o rio vai ganhando volume, acumulando mais água, seu nível vai subindo, tudo a seu redor é tomado por suas águas e, finalmente ele ganha altura e verte sobre a barragem, ou será necessário que se abram comportas. Não importa, o rio sempre seguirá seu curso para atingir a foz.

Algumas vezes ocorrem enxurradas que arrastam pedras e arrancam árvores das margens, fazendo com que o curso do rio seja alterado em alguns trechos, mas logo a frente ele encontra o caminho e volta a trilhar o curso que o levará ao objetivo.

Queridos leitores, assim é a vida de um crente.

Somos como um rio. Nossa nascente é o momento de nossa conversão, onde traçamos nosso objetivo, buscando nossa foz que é a Salvação em Cristo Jesus.


1 João 5:44 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”


As pedras são os obstáculos que devemos vencer, e a exemplo do rio, contornar ou empurrar para que saiam da frente, deixando-as para trás e continuando na busca do objetivo.

Poderá, ainda, ocorrer momentos de grande dificuldade (as represas) onde devemos nos encher da graça e sabedoria do Santo Espírito de Deus e, no momento certo, ultrapassar mais uma barreira em nossas vidas.

Se mesmo assim o impedimento for grande, o Senhor nos transforma em uma enxurrada, podendo triplicar ou quadruplicar nossa força espiritual, nos capacitando a vencer toda dificuldade, pondo por terra todo obstáculo que se levante a nossa frente e que nos queira impedir de alcançar a Salvação.


Deuteronômio 20:44 “pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.”


Devemos ter fé e plena consciência de que o Senhor não nos chamou para uma batalha incerta, onde o risco de derrota existe. O Senhor nos chamou para combater uma batalha ganha, onde nossa perda só é considerada por nossa desistência, ou seja, só seremos derrotados se desertamos.

Portanto, vamos nos fazer rios e vencer os obstáculos que se apresentarem a nossa frente, sempre buscando o objetivo, a nossa foz, Jesus Cristo.


Filipenses 4:13 “tudo posso naquele que me fortalece.”



Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: